O secretário de Finanças de Teresina, Edgar Carneiro, alertou para a gravidade da situação fiscal do município e afirmou que a Prefeitura tem adotado medidas de contenção de despesas para preservar o equilíbrio das contas públicas.
Apesar do cenário crítico, a gestão municipal anunciou, nesta segunda-feira (24), a antecipação do pagamento dos servidores para sexta-feira (28), antes do Carnaval. Segundo Carneiro, a meta é manter essa antecipação mensalmente assim que houver estabilização financeira. “A situação é grave, mas com boa vontade e as medidas que estão sendo adotadas, conseguiremos equacioná-la”, afirmou.
O prefeito Silvio Mendes (União Brasil) prevê que a normalização financeira ocorra em até seis meses. Ele evitou detalhar o montante da dívida herdada, mas garantiu que a prioridade será manter os serviços essenciais e regularizar pagamentos devidos. “O que for constatado como pendência real será quitado, mas a Prefeitura não tem capacidade de arcar imediatamente com uma dívida enorme”, declarou.