Sob pressão nas redes sociais, três parlamentares do Piauí já manifestaram apoio à PEC Vida Além do Trabalho (VAT), apresentada pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP), que propõe o fim da jornada 6×1. Todos os signatários piauienses até o momento são do Partido dos Trabalhadores (PT): Florentino Neto, Francisco Costa e Merlong Solano. Este último reforçou sua posição nas redes sociais: “Quem acorda cedo para trabalhar e garantir seu sustento merece salário justo e condições de trabalho adequadas. Por isso assinei a PEC pelo fim da jornada 6×1.”
A PEC VAT propõe uma mudança constitucional para reduzir a jornada de trabalho, inspirando-se em experiências internacionais que adotaram a semana de quatro dias sem diminuição de salário. Segundo Hilton, a proposta “reflete um movimento global em direção a modelos de trabalho mais flexíveis”, permitindo maior qualidade de vida e adaptando-se às necessidades atuais do mercado de trabalho. Além do fim da escala 6×1, o texto defende a redução da jornada semanal para quatro dias.
Para iniciar a tramitação, a proposta precisa de 171 assinaturas de deputados e 27 de senadores. A adesão de parlamentares, especialmente de partidos de direita, tem sido dificultada por posições ideológicas divergentes, mas a mobilização popular tem fortalecido o apoio.
Em contraste, os outros sete parlamentares piauienses, a saber: Júlio César, Castro Neto (PSD), Julio Arcoverde (Progressistas), Flavio Nogueira (PT), Atila (Progressistas), Jadyel Da Jupi (Republicanos) e Marcos Aurélio Sampaio (PSD) ainda não se manifestaram publicamente sobre o tema.
Fonte: Meio News