Desde que perdeu a eleição em primeiro turno, no início de outubro, o prefeito Dr. Pessoa (PRD) iniciou um verdadeiro extermínio no quadro de comissionados da Prefeitura de Teresina. Na terça-feira (29), foi publicada no Diário Oficial do Município a saída de mais 97 integrantes da administração direta e indireta.
Na leva atual, foram exonerados 10 servidores da Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLAN), 37 servidores da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI), 10 servidores da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), 15 servidores da Procuradoria Geral do Município (PGM), 13 servidores da SAAD Sul e 12 do Grupo de Trabalho Lagoas do Norte.
Somados aos atos publicados em 14, 23 e 24 de outubro, Dr. Pessoa já exonerou 475 comissionados, desde que chegou em terceiro lugar na disputa pela reeleição, com pouco mais de 10 mil votos (2,20% dos válidos).
Além da redução dos comissionados, Dr. Pessoa também determinou a suspensão da aquisição de veículos, pagamento de diárias, novas nomeações, locações de imóveis e a realização de eventos com serviços de buffet ou locação de espaços até 31 de dezembro deste ano, quando deixará o Palácio da Cidade.