Dois vereadores eleitos no Piauí foram incluídos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que reúne empregadores autuados por submeter trabalhadores a condições análogas à escravidão. Ao todo, 38 empregadores no estado constam no cadastro.
A última atualização da lista ocorreu em outubro de 2024. Entre os citados está o vereador Fabiano Francisco, de Vera Mendes, incluído no dia 5 de outubro de 2023, após a fiscalização identificar 10 trabalhadores em situação degradante em uma pedreira na zona rural de Isaías Coelho.
Outro parlamentar listado é o vereador Manoel Nascimento, inserido no cadastro em 7 de outubro de 2024, após a fiscalização flagrar 22 trabalhadores submetidos a condições análogas à escravidão também em uma pedreira na zona rural de Amarante.
A “Lista Suja” é atualizada semestralmente e resulta de ações fiscais da Inspeção do Trabalho, que registra autos de infração em casos de violações graves de direitos trabalhistas. O nome do infrator permanece publicado por um período de dois anos. Embora constem na lista, os vereadores ainda podem exercer seus cargos, já que a inclusão não suspende direitos políticos.
Fonte: Cidadeverde.com